
"Diante da falta de consenso sobre qual o melhor sistema eleitoral, a maioria dos parlamentares não queria votar", Resulta Lúcia Vânia.
Durante a última reunião da Comissão da Reforma Política, na qual foi aprovada a adoção da lista fechada nas eleições porcionais – onde os partidos escolhem a lista de candidatos, e o eleitor apenas vota nessa lista - a senadora Lúcia Vânia (PSDB), bem como os demais senadores do Partido, preferiram abster-se na votação, pois são favoráveis ao sistema distrital misto com lista fechada, no qual cada partido apresenta seu candidato em cada distrito e o mais votado é eleito.
Lúcia Vânia disse que, diante da falta de consenso sobre qual o melhor sistema eleitoral, a maioria dos parlamentares não queria votar.
Por isso, tanto ela quanto os senadores do PSDB preferiram abster-se na votação, por serem favoráveis ao sistema distrital misto com lista fechada.
“Optei por abster-me, assim como meus colegas de Partido. Nós, do PSDB vamos insistir na adoção do voto distrital misto tanto na CCJ quanto no Plenário”.
A senadora informou que o sistema escolhido integrará o anteprojeto que a Comissão da Reforma Política vai submeter à apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e depois ao Plenário do Senado.
Na pauta consta o financiamento de campanha, a cláusula de desempenho, filiação partidária, domicílio eleitoral e fidelidade partidária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário