O Governo de Goiás vem buscando parcerias dos governos Federal e do Distrito Federal para mudar o quadro de violência que assola as cidades da Região do Entorno do DF nos últimos meses. Durante a solenidade de lançamento das obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFG – de Águas Lindas de Goiás, ele mensionou sobre esse assunto.
“Precisamos da Força Nacional, de um fundo de investimento em segurança pública para o Entorno, de mais policiais, de melhores salários para as polícias e de recursos para a construção de novos presídios”, destacou o governador.
Lembrou que seu governo irá construir dois IMLs na região e contratar mais 240 policiais para incrementar o patrulhamento dos municípios do Entorno.
Declarando-se ciente da gravidade da situação de insegurança vivida pelos moradores de Águas Lindas, Marconi fez apelo público à presidente Dilma Rousseff e aos órgãos do Governo Federal ligados à área da segurança pública no sentido de apoiar o Estado nas ações que visem tornar a região um local mais seguro para os moradores.
“O governo do Distrito Federal tem um fundo de R$ 7,5 milhões para serem aplicados na segurança pública. O Entorno não tem nenhum apoio. Como senador, tentei instituir um fundo igual ao do DF. É uma questão de justiça, uma vez que, hoje, pela legislação, a segurança pública é de única responsabilidade do Governo do Estado.
Nem a União e nem os municípios têm responsabilidade nos investimentos que se fazem necessários para melhorar a segurança das cidades”, lembrou Marconi
O governador compareceu a Águas Lindas com toda a cúpula das policias civil e militar do Estado. Ao lado do secretário de Segurança Pública, João Furtado, e do recém empossado chefe de Gabinete de Gestão de Segurança do Entorno, coronel Edson Costa, disse que a presença dos assessores ligados à segurança “demonstra a nossa preocupação com a situação vivida hoje por Águas Lindas e toda região do Entorno do DF na área da segurança”.
IFG
Durante a solenidade de lançamento das obras do IFG de Águas Lindas, o governador falou da importância de se investir na educação. “A partir de hoje, Águas Lindas entra para a história da educação”. Marconi ainda anunciou que em breve também será lançada a pedra fundamental da sede da Universidade Estadual de Goiás na cidade de Águas Lindas de Goiás.
O reitor do IFG, Paulo César Pereira agradeceu ao governador pela dedicação, apoio e empenho aos apelos do Instituto. “Somente este ano já tive quatro audiências com o governador para que a gente pudesse trabalhar em conjunto”.
Disse que a chegada do IFG é um divisor de águas para a cidade.
“Nossa expectativa é a de que, em um ano, o Campus de Águas Lindas já esteja funcionando”. A previsão de recursos federais para a construção do Campus, que vai atender inicialmente 1.200 alunos, é de R$ 8,9 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário