
O plano de ação para favorecer os municípios mais pobres do Nordeste goiano deve ser iniciado em maio, segundo anunciou o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Dourado.
De acordo com ele, é preciso estabelecer grandes projetos estruturantes para a região, como a pavimentação de vias estaduais, destacando que o foco mais importante é o combate à pobreza.
O secretário esteve na região Nordeste de Goiás juntamente com o presidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional – AGDR, Wilter Coelho, nos dias 13 e 14 de abril.
Articulada pela AGDR, a visita proporcionou ao secretário a oportunidade de se reunir com os prefeitos da região nas cidades de Cavalcante e Alvorada do Norte.
Marcelo Dourado ressaltou que o balanço da viagem foi positivo, principalmente pela sinergia em relação à definição de metas bem específicas no que se refere à inclusão produtiva desses municípios, com atuação conjunta na esfera federal, através do Ministério da Integração, do Governo Estadual e dos municípios.
“A gente vai definir um plano mínimo de ação para as coisas começarem a acontecer já em maio”, sinalizou Dourado. A idéia é trabalhar inicialmente com Arranjos Produtivos Locais – APLs, aproveitando a vocação econômica básica da região, a exemplo da fruticultura, produção vegetal e piscicultura.
Ele enfatizou também a importância da parceria com o Governo Estadual, através da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional. “Como a AGDR trabalha na ponta, tem uma visão muito precisa das deficiências e das necessidades dos municípios para que possamos combater a exclusão produtiva e, definitivamente, direcionar as ações para o desenvolvimento regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário